sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Marmelada

Acho que nunca irei conseguir fazer marmelada igual à da minha avó, não com o mesmo sabor e a mesma cor, mas vou tentando... Ainda me lembro das tardes que passava em casa dela com a minha irmã e o meu primo e devoramos ao lanche um pacote de bolachas e uma taça de marmelada...
 
Apesar de gostar muito de marmelada normalmente só a como de duas formas, com queijo (e não pode ser do fatiado) ou com bolachas de agua e sal quadradas, tal como comia em casa da minha avó.
 
Desde que  a bimby veio morar lá para casa, tenho alternado a preparação da marmelada com e sem a bimby. Em termos de sabor sinceramente não noto diferença, a opção por um método ou outro é apenas a quantidade que tenciono preparar.
 
A bimby tem a grande vantagem de não nos obrigar a estar sempre junto do fogão nem estarmos sempre a mexer para impedir que a marmelada cole no fundo e a desvantagem de nos permitir apenas preparar uma quantidade pequena (cerca de 1.5litros).
 
Deixo aqui a receita que sigo normalmente, o tempo de cozedura vai variando, até que consiga obter a cor que desejo.


Ingredientes:
  • 1kilo de marmelos descaroçados e partidos em pedaços;
  • 700g de açúcar.

Preparação:

Bimby:

Colocar no copo os marmelos e o açúcar e programar 30 segundos velocidade 7;
Com a ajuda da espátula baixar o que ficou na parede do copo e programar 40 min, temperatura 100°C, velocidade 3. Se ao fim dos 40 minutos ainda não estiver com a cor pretendida colocar mais 5 minutos.
Programar 30 segundos velocidade 9.
Retirar o copo e colocar a marmelada em taças e deixe arrefecer

Método tradicional:

Colocar numa panela os marmelos e o açúcar e deixar 15 minutos a repousar.
Levar ao lume durante 30 minutos, mexendo de vez em quando para não deixar que "pegue" no fundo.
Com uma varinha mágica passar a mistura e levar ao lume novamente, mexendo sempre até se obter a cor pretendida.
Retirar do lume e colocar em taças.

Para quem gosta de ter sempre marmelada com aspecto e sabor de "acabada de fazer, pode congelar as taças retirando à medida que se vai precisando.







Sem comentários:

Enviar um comentário