quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cabazes de Natal #3: Compota de morango

Em Abril encontrei uma promoção muito boa de morangos e acabei por comprar vários quilos. Como é um dos meus doces preferidos, decidi logo que a maioria dos morangos teria esse fim.

Na altura, e depois de já ter feito varias vezes o doce, e de já ter vários frascos para ir saboreando do longo do ano, acabei por congelar +/- 2kg de morangos, para, pensava eu, fazer sumos ou gelados no verão.

Apesar de ter feito alguns sumos e gelados, ainda tinha mais de um quilo de morangos congelados e por isso, este fim-de-semana passado, estive a fazer novamente doce de morango.

Esta é a receita que conheço mais simples e a que uso normalmente, leva apensa morangos e açúcar.

Ingredientes:
  • 800 gr de morangos congelados;
  • 500 gr de açúcar

Preparação:
 
 Utilizando a Bimby:
Colocar no copo da Bimby os morangos lavados e o açúcar e reservar durante 15 minutos;
Programar 30 minutos, velocidade 1, temperatura varoma. (Como os meus morangos ainda estavam um pouco congelados programei temperatura varoma, mas se forem frescos faço na temperatura 100º).
Ao fim deste tempo verificar o ponto num prato. Para isso colocar um pouco do doce no prato e deixar arrefecer, passar o dedo pelo doce, dividindo-o ao meio. Se as duas partes se voltarem a unir, é porque o doce ainda está muito liquido e deveremos programar mais uns minutos em temperatura varoma. No meu caso precisei de considerar mais 15 minutos.
Encher os frascos previamente esterilizados com a compota ainda quente e manter a tampa voltada para baixo até que o doce arrefeça, permitindo desta forma que se crie vácuo natural o que vai ajudar a conservação do doce durante mais tempo.


Método tradicional:
Colocar num tacho para ir ao lume os morangos lavados e o açúcar e reservar durante 15 minutos;
Levar ao lume durante pelos menos 30 minutos, mexendo muitas vezes para não colar.
Ao fim deste tempo verificar o ponto num prato. Para isso colocar um pouco do doce no prato e deixar arrefecer, passar o dedo pelo doce, dividindo-o ao meio. Se as duas partes se voltarem a unir, é porque o doce ainda está muito liquido e deveremos levar ao lume mais um pouco.

Encher os frascos previamente esterilizados com a compota ainda quente e manter a tampa voltada para baixo até que o doce arrefeça, permitindo desta forma que se crie vácuo natural o que vai ajudar a conservação do doce durante mais tempo.


Esterilizar os frascos: 
Há varias formas de esterilizar os frascos, eu normalmente encho-os com agua a ferver, fecho com as respetivas tampas e deixo durante 5 minutos, depois, com cuidado retirar a água e encho logo com a compota ainda a ferver, voltando-os de tampa para baixo logo de seguida, para que criem o vácuo natural.
Mas podem também ser seguidos os seguintes métodos ode utilizar depois de os ter lavado e retirado os rótulos. ode colocar numa panela cheia de água, juntamente com as tampas e deixar ferver uns minutos, deixando depois secar bem antes de os utilizar. Poderá também colocá-los no micro-ondas durante 1 ou 2 minutos, retirando-os depois com cuidado e utilizando-os de seguida. Outro método, e o que eu utilizo é simplesmente colocá-los na máquina de lavar, e utilizar de seguida.



Sem comentários:

Enviar um comentário